quinta-feira, 22 de maio de 2014

CIANORTE: Pequeno produtor recebe apoio para liberação do Pronaf

A tarde desta terça-feira (20) ficou marcada na história do casal Adriana e Reinaldo Chaves. Isto porque, os produtores de mandioca e proprietários de uma pequena agroindústria de panificação adquiriram seu primeiro veículo zero quilômetro. Trata-se de uma pick-up Strada Working financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, com juros de 2% ao ano, carência de dois anos e a possibilidade de parcelamento em até dez.

A aprovação do microcrédito se deve à parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura e a agência do Banco do Brasil de Cianorte que, juntos, orientam e auxiliam os pequenos produtores em todas as etapas da requisição, cumprindo as exigências do programa que estimula o desenvolvimento das unidades familiares de produção rural.

“O Pronaf é uma política pública que tem dado certo. Somente em 2013, mais de dois milhões de contratos foram assinados, o que corresponde à cerca de R$ 20 bilhões em operações de custeio e investimento para a agricultura familiar brasileira que, entre outros, incentiva e possibilita a permanência no campo. Parabéns ao Reinaldo, um homem batalhador e que hoje realiza o sonho do carro zero”, destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alex Gavioli.

“O Banco do Brasil está à disposição dos pequenos produtores que necessitem de crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, bem como para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços que, por meio do Pronaf, é concedido com as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais”, afirmou o gerente de operações Pronaf da agência de Cianorte, Josué Lopes.

Já o prefeito Bongiorno, explicou a atuação do Governo Municipal, que oferece diversos programas de incentivo ao pequeno produtor, no processo de liberação do microcrédito rural. “A prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, disponibiliza um engenheiro agrônomo que elabora gratuitamente projetos individuais ou coletivos, que seriam cobrados por empresas particulares, para a liberação de linhas de crédito, como o Projeto Técnico de Financiamento para o Pronaf”, disse.

Os beneficiários, por sua vez, agradeceram o apoio recebido e destacaram a diferença que o veículo adquirido proporcionará aos negócios da família. “Esta pick-up, como é própria para carga, vai nos ajudar muito nas tarefas do dia a dia, como por exemplo, facilitando o transporte de nossos produtos para a comercialização na cidade. Estamos muito felizes, este é um sonho meu, de minha esposa e de meus dois filhos que se realiza”, garantiu Reinaldo.

O vice Serginho, o secretário de Agricultura, Waldiley Domingos, os vereadores Silvio do Pátio, Márcia Pereira e Sérgio Mendes, bem como o chefe regional da SEAB em Cianorte, Francisco Cascardo Neto; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Luiz Gavioli; o procurador jurídico do município, Dr. Agnaldo Damasceno; o secretário de Indústria e Comércio, Wanderley Fernandes; o assessor parlamentar do deputado estadual Jonas Guimarães, Buguê; membros da Secretaria Municipal de Agricultura e representantes da Fiat Monte Carlo, acompanharam a solenidade de entrega do veículo ao casal.

Em Cianorte, após a decisão sobre o que financiar, o agricultor familiar deve, primeiramente, procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para a obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e, em seguida, a Secretaria Municipal de Agricultura para a elaboração do projeto que, por sua vez, é encaminhado para análise de crédito e aprovação do agente financeiro, no caso, o Banco do Brasil.
Mais www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário