quarta-feira, 14 de maio de 2014

CIANORTE: Município pleiteia unidade móvel de atendimento à mulher

O enfrentamento às formas de agressão e opressão contra o gênero feminino ganha reforços no Paraná. Isto porque, por meio do Governo Federal, o Estado está recebendo três ônibus preparados e equipados especialmente para circular pelas áreas rurais possibilitando a assistência às mulheres residentes em localidades afastadas das cidades. O anúncio foi realizado durante o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, nesta terça-feira (13), nas dependências da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), em Curitiba, do qual a coordenadora da Ouvidoria da Mulher de Cianorte, Adriana Macedo Águila, participou e registrou o interesse da Capital do Vestuário na estada de uma das unidades móveis na cidade.

“Como os veículos atenderão municípios previamente definidos, expusemos a necessidade de receber um deles para a ampliação do atendimento à mulher em nossos distritos de São Lourenço e Vidigal, bem como nas comunidades rurais existentes nos mais de 800 quilômetros de estradas vicinais pertencentes ao município. Levar a assistência até estes locais é de extrema importância, pois, por desconhecimento ou dificuldade de acesso, as mulheres do campo e da floresta possuem menores possibilidades de acolhimento e orientação”, destacou Adriana.

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), os objetivos dos atendimentos itinerários são os de conscientização, prevenção, assistência, investigação e enquadramentos legais, pautados no respeito aos direitos humanos e na Lei Maria da Penha que, desde 2006, aumentou o rigor das punições para agressões contra a mulher no ambiente doméstico. Além de prestar o atendimento individual e sigiloso, os veículos, equipados com materiais que possibilitam palestras, também serão destinados a orientações familiares.

Segundo Adriana, o evento, que contou com a presença da Assessora Especial para as Questões das Mulheres do Campo e da Floresta da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, foi muito produtivo. “Pude conhecer melhor os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nos âmbitos estadual e nacional, e trazer importantes informações para aprimorar as ações de proteção à mulher em nossa cidade”, afirmou a coordenadora.
Mais www.radiomaringa.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário