quinta-feira, 22 de maio de 2014

CIANORTE: Bombeiros e Samu simulam acidente para treinamento

Teste verificou a eficiência da rede de atendimento às emergências e chamou a atenção dos munícipes sobre a imprudência no trânsito

Quem passou pelas proximidades da Prefeitura e Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (22) estranhou a movimentação. Isto porque, o Corpo de Bombeiros de Cianorte e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com apoio da Polícia Militar e dos poderes Executivo e Legislativo municipais, simularam um acidente envolvendo um ônibus e uma motocicleta para a realização de um treinamento de atendimento a múltiplas vítimas (AMUVI).

Para isso, o cenário foi preparado com detalhes para ser o mais realista possível. O ônibus que, supostamente, ao tentar desviar de uma moto, bateu em uma árvore, estava posicionado em cima da calçada e garrafas de bebidas alcoólicas podiam ser notadas em seu interior. Os 13 passageiros e o motorista do coletivo, bem como os dois ocupantes da moto receberam maquiagens especiais e instruções de ação. Enquanto isso, os transeuntes que se aproximavam para verificar a ação eram questionados sobre as funções do Corpo de Bombeiros e do Samu, bem como sobre os números para se acionar os serviços, 193 e 192 respectivamente.

O treinamento teve início com a ligação de um voluntário que informou as bases sobre o acidente. O tempo gasto com o deslocamento foi de dois minutos. Já as ações levaram aproximadamente meia hora, com o isolamento do local, retirada das vítimas do veículo, pré-atendimento médico, encaminhamento dos feridos para hospitais e vítima fatal recolhida pelo Instituto Médio Legal (IML). Cerca de 40 pessoas estavam envolvidas na simulação, que é realizada anualmente.

“O objetivo foi testar a eficiência de nossa rede de atendimento às emergências, bem como o conhecimento dos profissionais que prestam os serviços. Para isso, utilizamos supostas vítimas com diferentes níveis de gravidade, como fraturas expostas, queimaduras e desmaios, envolvendo, também, o combate ao fogo e à fumaça. Além disso, visamos, ainda, chamar a atenção da população sobre as consequências da imprudência no trânsito, visto o número de acidentes que atendemos no município”, explicou o comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Cianorte, Capitão Adriano Alves de Souza.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário