quinta-feira, 27 de março de 2014

Professores recebem capacitação sobre Educação Especial

A fim de aprimorar o atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu, no último dia 26, um encontro com os Professores de Apoio Educacional Especializado (PAEE), Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PACA), Professores da Sala de Recursos Multifuncional Tipo I, Professores do Centro de Atendimento Especializado (CAE) e Coordenadores Pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino de Cianorte.

O curso foi elaborado pela Coordenadoria Educacional e Pedagógica de Educação Especial – Inclusão e Diversidade, que tem como responsáveis as professoras Juliana Turetti Romeiro Peruci e Elaine Aparecida da Silva e pelas Psicólogas Escolares, Claudia Mara Nunes Floriano e Vanessa Rossi Roncoleta.

O tema central deste encontro foi a orientação sobre o Plano de Atendimento Educacional Especializado, que se refere às ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno, com vistas ao acesso ao ambiente e a conhecimentos escolares, de forma a garantir com autonomia seu acesso, permanência e participação no contexto escolar. Tal acessibilidade implica em modificações na organização da sala de aula, dos materiais e recursos pedagógicos utilizados pelo professor e pelo estudante, bem como no ambiente escolar. Além disso, as ações deste plano de atendimento contemplam o acompanhamento da evolução das potencialidades do aluno, com vistas ao seu progresso global, ou seja, nas áreas cognitiva, emocional e social.

De acordo com a Assessora Pedagógica desta Secretaria, Zilma Lehmckuhl de Lima, “a formação continuada dos profissionais envolvidos na educação escolar da rede municipal vem contribuindo para uma constante valorização do trabalho docente e a uma prática pedagógica capaz de promover o processo de humanização dos indivíduos, através de uma educação pública de qualidade”.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa, destaca que “estas ações, além de contribuírem para a formação do magistério público municipal, para a interação entre estes profissionais e para a melhoria da qualidade da educação pública, sempre contam com a colaboração e apoio do Prefeito Claudemir Romero Bongiorno”.

- See more at: http://www.cianorte.pr.gov.br/noticias/professores-recebem-capacitacao-sobre-educacao-especial/#sthash.3qcLZWVE.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário