terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CIANORTE - Prefeitura pede colaboração da população para manutenção da limpeza

A rotina no domingo pela manhã é sempre a mesma: servidores do Pátio abstêm-se dos momentos de descanso ao lado dos familiares para limparem o lixo no Paço Municipal. O estacionamento da sede do governo serve como ponto de encontro dos jovens cianortenses nas noites de sexta-feira e sábado. Após a diversão, o que se vê no local são copos, garrafas, sacolas e uma total falta de respeito ao patrimônio público. Entretanto, em Cianorte, a atitude em desfavor do meio ambiente não é uma exclusividade dos jovens. Em um passeio rápido pelas vias do município é possível perceber inúmeros pontos de lixão a céu aberto, nos quais a população descarta incorretamente os resíduos.

“É lamentável ver o estado em que fica nosso Paço Municipal no fim de semana, ainda mais por sabermos que esses jovens são o futuro da nossa cidade. Chegou o momento de nos questionarmos que sociedade queremos. A atitude dessas pessoas humilha nossos servidores que precisam deixar o momento de descanso para limpar a sujeira que eles largam para trás. Peço que reflitam sobre o mal estar que estão causando”, lamentou o prefeito Bongiorno.

Com relação aos resíduos descartados de maneira incorreta, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que estão à disposição da população diferentes serviços de coleta para cada tipo de lixo. Para o descarte de móveis e galhadas, o interessado deve ligar para o número 3631 – 6461 e solicitar o recolhimento. Os materiais eletrônicos devem ser entregues no Viveiro Municipal Benedito Zanzarine, todas as quintas-feiras, no período das 14 às 16 horas. Já os entulhos devem ser levados ao depósito da Mãe Biela, localizado na Vila Sete. Além disso, a coleta dos lixos comum e reciclável é realizada pela Sanepar em todos os bairros do município ao longo da semana, pelo menos três vezes a do lixo orgânico e uma a seletiva.

A Prefeitura é responsável, ainda, pelo serviço de poda e varrição das vias do município, serviços que são prestados regularmente. “Diante de todas essas opções para o descarte correto dos resíduos, é injustificável vermos a cidade com tantos locais servindo como depósito de lixo. Todos nós sabemos que a destinação incorreta do lixo gera problemas de saúde pública, dentre eles a dengue e enquanto a maioria da sociedade luta contra esta doença, pessoas ainda fazem dos espaços públicos seus próprios quintais. Os cidadãos precisam entender que a cidade não é do prefeito, mas sim de todos. Sem a colaboração da comunidade não conseguiremos manter o ambiente limpo e organizado e isso prejudica a todos nós”, comentou Bongiorno.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário