terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CIANORTE: Centros Municipais de Educação Infantil estão preparados para o ano letivo

Com a volta às aulas marcada para esta quarta-feira (21), as equipes dos dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Cianorte cumpriram uma programação especial nos dias 19 e 20. Isto porque, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu atividades de capacitação aos profissionais que atuam nas instituições de ensino, bem como efetuou a organização dos espaços físicos para receber as crianças.

Na manhã de segunda-feira (19), no anfiteatro da ACIC, uma solenidade reuniu autoridades e educadores para celebrar a abertura do ano letivo, que foi prosseguida da palestra “A criança como protagonista da Educação Infantil”, ministrada pela pedagoga e consultora para redes de ensino, Regina Shudo. Também durante a manhã, no auditório do Paço Municipal, os zeladores receberam um treinamento sobre boas práticas em limpeza, saúde e higiene, apresentadas pelos profissionais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Raquel Biazon (supervisora), Marcos Rodrigues e Leandro Souza.

Na parte da tarde, no mesmo local, foi a vez da Divisão de Alimentação Escolar reunir as profissionais responsáveis pela merenda para participarem de uma capacitação sobre alergia e intolerância alimentar, com a nutricionista convidada Isamara Póvoa. Já na manhã da terça-feira (20), os educadores infantis retornaram ao auditório da ACIC, onde contaram com um treinamento, sobre primeiros socorros, ministrado pelos enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Rezende e Margarete de Paula.

Segundo a assessora municipal da Educação Infantil, Valquíria Charles, as atividades desenvolvidas têm o objetivo de preparar os profissionais para o atendimento integral às crianças e nas mais diversas situações. “Acreditamos que cada criança atendida pela Prefeitura é única e, assim, deve encontrar nos CMEIs condições em conformidade com suas particularidades, o que assegura conforto, bem estar e seu desenvolvimento na instituição de ensino”, destacou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, efetuou agradecimentos e fez votos de um ano letivo produtivo. “Recebemos muitos elogios sobre o atendimento de excelência prestado por nossos CMEIs e isto é fruto do trabalho de todos os profissionais que integram as equipes e que não medem esforços para o aprimoramento de seus conhecimentos, bem como para a aplicação deles. Nesse sentido, nosso muito obrigado e reconhecimento. Que nosso 2015 seja marcado pelo sucesso”, ressaltou.

“Por entendê-la como a base, a Prefeitura tem um carinho especial pela Educação Infantil e vem lutando por seu crescimento em Cianorte. Porém, é essencial que a população esteja consciente dos desafios que enfrentamos. Quando se trata da Educação Infantil, é necessário levar em conta que a Capital do Vestuário possui duas peculiaridades: o número significativo de mulheres, que são mães, no mercado de trabalho e a média de 1.050 nascimentos registrados por mês; elevando a demanda por vagas que, para supri-la, seria necessária a construção de cinco CMEIs a cada 30 dias, um feito impossível para qualquer gestão municipal”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

Para o chefe do Executivo, não faltam esforços da Prefeitura para, com planejamento adequado, mudar esta realidade. “Nos dias 11 e 12 de fevereiro, por exemplo, estaremos inaugurando duas supercreches, construídas com auxílio de recursos federais, mas com o compromisso de manutenção do município. Para isso, 79 profissionais estão sendo contratados, o que representa um investimento significativo para os cofres públicos e a oferta do ensino para as crianças das regiões do Parque Industrial e do Jardim Santa Felicidade”, contou o prefeito Bongiorno.

De acordo com a estimativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contando com as duas novas unidades, os 12 CMEIs ofertarão cerca de 500 vagas para o ano letivo de 2015 que, ainda, marcará o início da construção de outra Supercreche Tipo B, no Jardim Verdes Campos, na região dos Seis Conjuntos. Os investimentos passarão de R$ 1,5 milhão.

Durante a realização das capacitações, o compromisso para com o fortalecimento da Educação Infantil no município também foi reiterado pelas autoridades que acompanharam o desenvolvimento das atividades, sendo o deputado federal Zeca Dirceu; o deputado estadual Jonas Guimarães; o presidente do Legislativo Municipal, Dadá; e o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário