sexta-feira, 28 de novembro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Cianorte está entre os destaques do 2º Prêmio Gestor Público do Paraná

A Capital do Vestuário, mais uma vez, se sobressai no cenário estadual. Isto porque, na próxima segunda-feira (1º), uma solenidade no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) celebrará a entrega de certificados e troféus do 2º Prêmio Gestor Público do Paraná, evento que reconhece as boas práticas administrativas e no qual o prefeito Bongiorno concorrerá a uma Menção Honrosa pela continuidade ao Projeto de Desenvolvimento das Agroindústrias Familiares (campeão da Categoria Especial no ano passado) e disputará os demais títulos com três projetos que beneficiam a população cianortense nas áreas da saúde, habitação e agricultura.

A concessão de láureas é organizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e tem a finalidade de premiar os gestores públicos municipais e projetos de administração pública que tragam resultados positivos para as comunidades locais, impulsionando o desenvolvimento e o crescimento social e econômico.

“Além disso, a premiação visa incentivar a adoção de metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em programas governamentais, bem com a respectiva mensuração dos resultados obtidos”, explicou a secretária Especial do Gabinete, Janda Domingos, responsável pela inscrição dos projetos cianortenses.

Ao todo, 61 prefeituras cadastraram 133 projetos, sendo que, após um complexo processo de avaliação, 30 municípios tiveram suas iniciativas selecionadas para serem premiadas em sete categorias: Prêmio Especial, Destaque Saúde, Administração Tributária, Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestor Público, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa. O tema central do concurso foi “Saúde: direito do cidadão, responsabilidade do Estado”, contudo, as administrações públicas puderam se inscrever em qualquer área das funções de governo previstas na Portaria 42/99 do Ministério de Orçamento e Gestão.

“Estamos muito felizes com a classificação, pois é gratificante ter o trabalho reconhecido e poder compartilhar nossas experiências com outros municípios. Esta é mais uma prova do quanto Cianorte é uma boa cidade para se viver e do quão é bem vista pelo Governo do Estado e União, pela organização administrativa e investimento em qualidade de vida de seu povo. Os projetos inscritos no 2º Prêmio Gestor Público do Paraná, como outros implantados por esta gestão, fazem a diferença na vida de inúmeros cianortenses, oferecendo possibilidades de desenvolvimento social e econômico”, destacou o prefeito Bongiorno.

Conheça os projetos cianortenses:
O Projeto de Desenvolvimento das Agroindústrias Familiares, premiado na categoria de Distinção Especial da 1ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná, em 2013, presta assistência aos pequenos produtores com o objetivo de transformar as comunidades rurais em unidades de processamento de alimentos vegetais e animais, ampliando as possibilidades de renda e, consequentemente, a qualidade de vida no campo.

Já o Protocolo de Assistência aos Portadores de Feridas Crônicas foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde como estratégia de atendimento especializado às pessoas com lesões de pele e presta serviços sistematizados, com abordagem multidisciplinar, para aumentar as chances de cicatrização, principalmente, no que se refere aos curativos especiais. Atualmente, 34 pacientes se encontram em tratamento, com procedimentos médicos e de enfermagem.

Na área de habitação, o Programa Teto Solidário, por sua vez, presta auxílio à edificação de residências de até 70 m² para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, por meio da doação de materiais como areia, cimento, lajotas, pedras e telhas. Em vigência desde julho de 2013, o programa municipal de incentivo à habitação já contribuiu para a edificação de 63 casas próprias, garantindo a estabilidade de um lar às famílias e livrando-as das despesas com aluguel.

Por fim, o Programa de Apoio às Pequenas Propriedades presta serviços gratuitos para o preparo da terra aos agricultores familiares que possuem propriedades com, no máximo, quatro módulos, possibilitando o acesso à tecnologia, à utilização de máquinas e implementos agrícolas, bem como servindo de incentivo ao homem do campo, por meio do aumento da margem de lucro. Em 2013, foram investidos R$ 246 mil no preparo de terras para o plantio da mandioca e, para 2014, estima-se que as aplicações, em benefício dos pequenos produtores, ocorram na mesma ordem.
www.radiomaringa.com.br

Um comentário:

  1. Ola meu nome e rafael tenho um blog de noticias em maringa
    venho te convidar para fazer uma parceria de trocas de links
    isso ajuda o google a nos encontrar mais rapido
    visita meu blog
    hojemaringa.blogspot.com
    fico no aguardo!

    ResponderExcluir