segunda-feira, 21 de julho de 2014

CIANORTE - Prefeitura promove a melhoria de 452 residências

Eram casas nada engraçadas. Algumas não tinham teto, outras quase nada. Muitas, como a de Clarice Aparecida Cândido, eram compostas por apenas dois cômodos e a família, formada por pai, mãe e três filhos, dividia o mesmo quarto, que também servia de sala. Porém, esta realidade ficou no passado. Isto porque, por meio do Programa Municipal de Melhoria de Residências, a Prefeitura de Cianorte tem mudado as condições habitacionais de muitas famílias que, como a de Clarice, possuem uma renda mensal de até três salários mínimos e anseiam por mais conforto.

Em 2013, a iniciativa, que presta auxílio com doações de materiais de construção, contribuiu para o aprimoramento da estrutura de 266 moradias. Já no primeiro semestre de 2014, mais 186 famílias foram contempladas com o benefício, que tornou possível a construção, ampliação ou reforma de cômodos e banheiros, bem como de muros de arrimo e outras melhorias.

No caso de Clarice, após um tempo considerável morando na pequena casa, construída com empenho no espaço cedido pelo sogro ao fundo de seu terreno no Santa Mônica I, a família celebra a edificação de mais dois cômodos. “O aperto está com os dias contados. Para meus filhos, um quarto só para eles, é a realização de um sonho e sem essa ajuda da prefeitura, nós não teríamos conseguido”, afirmou a beneficiária, que já conseguiu as janelas e alguns materiais para o acabamento.

O Programa, gerenciado pela Secretaria Municipal de Bem Estar Social, realiza a doação de cimento, lajotas, areia grossa e fina, cal, barras de ferro e Eternit. As famílias interessadas em receber o benefício preenchem um cadastro no Centro Social Urbano, apresentando os comprovantes de renda e documentos pessoais de cada integrante, bem como a especificação da melhoria que deseja efetuar e uma descriminação dos materiais necessários. Posteriormente, o chefe da Divisão de Assuntos Comunitários, Antônio Lino da Silva, juntamente com as assistentes sociais, Daniely Resina (CRAS I) e Aline Mendes Osório (CRAS II), realizam visitas aos locais e verificam a viabilidade do atendimento.

“Todos os que são beneficiados com o Melhoria de Residências são merecedores. O acompanhamento realizado por nossos servidores comprova as necessidades e o fato de que, sem o auxílio da administração municipal, estas famílias não teriam condições de transformar suas moradias em lares mais confortáveis. E, por isso, este é um programa pelo qual tenho grande carinho, pois acredito que a função do poder público é a de amparar os que mais precisam”, afirmou o prefeito Bongiorno.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário